top of page
  • Foto do escritorRodrigo Fontoura - Ideias Musicadas

Octavio Dutra - Um Gênio Desconhecido do Choro

Atualizado: 12 de jan. de 2021

Você conhece Octavio Dutra ? Octavio Dutra foi o cara na música de Porto Alegre das primeiras décadas do século XX. Quando morreu, em 1937, seu nome era conhecido nacionalmente, e sua figura ocupava um lugar tão central na cena musical da sua cidade como possivelmente jamais outro artista, em qualquer época, ocupou: tudo e todos passavam por ele.

Mas claro: morreu pobre.

Iniciou seus estudos musicais na Escola de Belas Artes, com o professor Murilo Furtado.

Em 1910, ingressou no Conservatório de Música de Porto Alegre, onde estudou harmonia e contraponto. Aos 15 anos, começou a compor suas primeiras valsas. Foi ensaiador e compositor de marchas-ranchos para os primeiros blocos carnavalescos de Porto Alegre, como "Os Tigres" e "Os Batutas". É também considerado o introdutor do bandolim e do violão no Rio Grande do Sul.

Suas primeiras composições gravadas são de 1913: As polcas "Pinhão quente" e "Bela porto-alegrense", o tango "Choro dos becos" e o xote "Céu aberto", gravados na Odeon do Rio de Janeiro pela Banda do 10° regimento de infantaria do Exército. Em 1914 criou o seu próprio grupo musical, "O Terror dos facões" (na gíria da época, "facão" era um mau instrumentista).

O grupo era um trio formado por flauta, cavaquinho e violão, e gravou vários discos pela Odeon desde seus primeiros anos de existência. Em 1915, Otávio Dutra tornou-se conhecido no meio musical do Rio de Janeiro ao registrar, no departamento de direitos autorais da Biblioteca Nacional, 30 novas composições de uma só vez. De 1910 até sua morte, em 1937, organizou diversos cursos de música, lecionando teoria musical, harmonia e canto.


Conheça um pouco da História de Octavio Dutra aqui:

E AÍ CURTIU ? Conta pra gente o que você achou da obra desse gênio desconhecido !


Quer Conhecer mais ?

Preparei um super material que inclui:

  • Partitura do Choro Vamos pra Caxangá,

  • Cifra do Choro;

  • Partitura e Tablatura com as baixarias( 6 e 7 Cordas);

  • Playback do acompanhamento para solistas;

  • Playback do solo para violão.

  • Áudio do Choro !

Preenche os dados ao lado e faça o download GRÁTIS !




138 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page